Uma Singela Homenagem Para A Sonda Mariner 9

No dia 14 de Novembro de 1971, a sonda Mariner 9, a primeira sonda a entrar na órbita do Planeta Vermelho fez essa e outras imagens de um vulcão em escudo em Marte, com um diâmetro de aproximadamente 50 km. As imagens foram feitas de forma consecutivas com a lente grande angular da sonda e com a sua teleobjetiva. O topo da cratera e as ranhuras observadas descendo o flanco provavelmente foram produzidas pela subsidência seguindo o movimento do magma em subsuperfície. A sonda Mariner 9 também foi a primeira sonda a orbitar outro planeta e foi desenhada para continuar os estudos atmosféricos iniciados pelas sondas Mariner 6 e 7 além de ter mapeado 70% da superfície marciana.

Crédito da Imagem: NASA

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/mariner-9-sees-shield-volcano-on-mars

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.