Uma Roda de Carro no Espaço – Hubble Faz Bela Foto da Galáxia Cartwheel

A imagem acima mostra a Galáxia Cartwheel (Galáxia da Roda de Carro) foi feita pelo Telescópio Espacial Hubble.

O objeto foi registrado pela primeira vez em imagens de campo vasto feitas pelo Telescópio Schmidt do Reino Unido e depois foi estudado por detalhe pelo Telescópio Anglo-Australiano.

Localizada a aproximadamente 500 milhões de anos-luz na constelação do Sculptor, a forma de roda de carro dessa galáxia é o resultado de violentas colisões galácticas. Uma galáxia menor passou através do disco da galáxia maior e produziu ondas de choques que varreram gás e poeira, algo muito parecido com o que acontece quando se joga uma pedra num lago. Essa violenta interação gerou intensas regiões de formação de estrelas que aparecem em azul na imagem. O anel mais externo da galáxia, que é cerca de 1.5 vezes maior que a Via Láctea, marca a borda de ação da onda de choque. Esse objeto é um dos exemplos mais interessantes de um pequeno grupo de galáxias conhecido como galáxias de anel.

Essa imagem é baseada em dados anteriores do Hubble, feitos da Galáxia de Roda de Carro que foi reprocessado em 2010 revelando assim mais detalhes que não tinham sido vistos antes.

Crédito da Imagem: ESA/Hubble & NASA

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/goddard/2018/hubble-s-cartwheel

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.