Uma Prévia da Passagem do Asteroide 2012 DA14 Pela Terra

previa_da14_01

observatory_150105Como prévias de filmes que serão lançados, novas imagens mostram o asteroide 2012 DA14 em sua rota para a sua aproximação recorde com a Terra, que acontecerá na sexta-feira, dia 15 de Fevereiro de 2013. Uma imagem feita pelo astrônomo amador Dave Herald de Murrumbateman, na Austrália, no dia 13 de Fevereiro de 2013 mostra o asteroide como um pequeno ponto branco no campo de visão. Outro conjunto de imagens animadas, obtido pelo Telescópio Faulkes South em Siding Spring, na Austrália, no dia 14 de Fevereiro de 2013 e animada pelo Observatório Remanzacco na Itália, mostra o asteroide como um ponto brilhante movendo-se através do céu noturno.

previa_da14_02

Essas são algumas das muitas imagens que ainda serão feitas durante a aproximação segura do asteroide com o planeta Terra. O asteroide será observado por numerosos observatórios ópticos ao redor do mundo, com o principal objetivo de tentar determinar sua forma, sua rotação e sua composição. Os cientistas da NASA usarão o Goldstone Solar system Radar, localizado no deserto do Mojave na Califórnia para fazer imagens de radar do asteroide e assim determinar de forma precisa o seu tamanho e a sua forma nos dias 16, 18, 19 e 20 de Fevereiro de 2013. O programa da NASA conhecido como Near Earth Object Observation, ou NEOO, continuará a rastrear o asteroide com o objetivo de prever sua órbita futura.

previa_da14_03

O asteroide 2012 DA14 tem aproximadamente 45 metros de diâmetro. Espera-se que ele passe a aproximadamente 27000 quilômetros acima da superfície da Terra, sendo que a sua maior aproximação acontecerá às 17:26, hora de Brasília. Essa distância é bem longe da Terra e até mesmo longe da Estação Espacial Internacional, mas, por exemplo, é dentro da órbita do cinturão de satélites geossíncronos, que orbitam o planeta Terra a aproximadamente 35800 km acima do equador terrestre. O sobrevoo do 2012 DA14 é a maior aproximação já prevista da Terra de um objeto desse tamanho.

previa_da14_04

O programa NEOO da NASA detecta e rastreia asteroides e cometas que passam perto da Terra, usando telescópios espaciais e terrestres. A rede de projetos suportada por esse programa, normalmente chamada de Spaceguard, descobre esses objetos, os caracterizam em subconjuntos e plota suas órbitas para determinar se alguns deles são ameaçadores à segurança na Terra.

previa_da14_05

O escritório do programa Near-Earth Object no JPL gerencia as atividades técnicas e científicas para o programa Near-Earth Object Observation da NASA do Science Mission Directorate em Washington. O JPL é uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena. O escritório do programa NEOO realiza as determinações mais precisas das órbitas desses objetos e prevê se algum deles ameaça se chocar com a Terra, ou com algum outro planeta do Sistema Solar.

Mais informação sobre a passagem do 2012 DA14 está disponível em: http://www.nasa.gov/topics/solarsystem/features/asteroidflyby.html .

previa_da14_06