fbpx

UMA NOVA TEORIA SOBRE O SURGIMENTO DA VIDA NA TERRA | SPACE TODAY TV EP.1682

***** PARA FAZER A INSCRIÇÃO NO CURSO DE ASTRONOMIA USE O LINK ABAIXO, INSCRIÇÕES ATÉ SEGUNDA-FEIRA, DIA 28 DE JANEIRO DE 2019*****

sun.eduzz.com/100359

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

Para comprar o ingresso na Campus Party Com Desconto:

use:

#SPACETODAYNACPBR12

https://brasil.campus-party.org/cpbr12/ingressos/?utm_source=influencer&utm_medium=post&utm_campaign=cpbr12&utm_content=spacetoday

Como a vida surgiu na Terra?

Está outra pergunta que incomoda muito a todos, principalmente aos cientistas planetários, astrônomos, biólogos, e geólogos.

No início do sistema solar, a cerca de 4.4. bilhões de anos atrás, a Terra era pequena, como Marte é hoje, ela tinha um núcleo e um manto, mas esse manto era pobre em elementos como nitrog6enio, carbono e enxofre, elementos esses essenciais para a vida.

Desse modo, algo deve ter acontecido com o nosso planeta para que elementos viessem parar aqui e dessem origem para a vida.

Uma das hipóteses mais faladas é o impacto de asteroides, principalmente os asteroides carbonáceos condritos, nessa época o Sistema Solar era um lugar conturbado e muitas colisões ocorriam, mas esses asteroides podem ter trazido os elementos voláteis para o nosso planeta.

Um ponto a favor dessa hipótese é que as razões de diferentes isótopos de nitrogênio, carbono e hidrogênio na Terra se ajustam com a dos asteroides e com as de meteoritos encontrados no nosso planeta.

O ponto contra é que a razão de carbono e hidrogênio é muito diferente, enquanto que nos meteoritos a razão de carbono para nitrogênio é de 20 para 1, na Terra, é de 40 para 1.

Então para tentar explicar essa discrepância, um grupo de pesquisadores fez a seguinte pergunta, e se o choque com outro planeta tivesse trazido esses elementos para a Terra?

A Terra pode sim ter colidido com muitos planetas no início do sistema solar, existe até a hipótese, talvez a mais válida de que a Lua tenha se formado numa dessas colisões.

Então os pesquisadores foram no laboratório e recriaram condições de alta temperatura e pressão, na qual o núcleo do planeta se formou.

Adicionaram outros elementos, variaram a temperatura e a pressão e criaram cenários onde esses elementos poderiam se dividir entre o núcleo e o resto do planeta.

Depois eles foram para o computador e rodaram simulações, inserindo valores de carbono, nitrog6enio e enxofre encontrados nas camadas mais externas da Terra juntamente com o comportamento dos voláteis.

E depois de rodar 1 bilhão de simulações, chegaram a conclusão que o cenário mais provável seria que a Terra colidiu com um objeto que tinha aproximadamente o tamanho de Marte, e que continha cerca de 25 a 30% de enxofre em seu núcleo.

Um cenário que é muito parecido com o cenário mais defendido sobre a formação da nossa Lua.

Até mesmo pesquisadores que não participaram da pesquisa estão animados com os resultados, já que isso é na verdade o resultado de anos de trabalhos feitos por diferentes grupos de pesquisa ao redor do mundo.

Podemos estar chegando bem perto de entender como a vida surgiu no nosso planeta, o que seria muito interessante para podermos entender a possibilidade de vida em outros cantos do universo.

#VidaNaTerra #Vida

Fonte:

https://www.livescience.com/64572-planetary-collision-life-earth.html

Artigo:

http://advances.sciencemag.org/content/advances/5/1/eaau3669.full.pdf

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo