fbpx

Uma Nova Sobre o Supernova

Numa coincidência astronômica pouco comum, uma estrela explodiu sob a forma de nova no céu por cima do Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO, a menos de uma semana após a inauguração deste centro. O Embaixador Fotográfico do ESO Petr Horálek capturou em 2 de Maio de 2018 uma imagem da nova anã V392 Persei. A imagem de grande angular mostra o céu do crepúsculo sobre o Supernova do ESO, na direção oeste-noroeste.

A posição da nova sobre o Supernova do ESO está assinalada com uma pequena caixa, que mostra uma imagem zoom da área obtida com a mesma câmera mas usando uma lente diferente. Nesta imagem zoom, a nova é facilmente identificável devido à sua típica cor laranja.

As novas anãs resultam de uma estrela anã branca que suga material da sua companheira binária de menor massa. O material do disco é comprimido à medida que é transferido para a superfície da anã branca, onde aquece e acaba por inflamar, dando origem a uma explosão muito forte e brilhante. O caso da nova V392 Persei trata-se, na realidade, de um evento muito mais raro e ainda mais brilhante. Houve apenas uma ocorrência na história de observações de novas anãs, onde a estrela se transformou numa nova completamente desenvolvida e muito mais brilhante. Foi o caso da V1213 Centauri em 2009. Temos agora um segundo evento semelhante, a V392 Persei.

A imagem é bastante simbólica uma vez que o edifício do Supernova do ESO foi concebido para representar um sistema estelar duplo, muito semelhante ao que envolve a nova anã V392 Persei, o que resultaria eventualmente na explosão duma das estrelas sob a forma de supernova, num brilhante clarão de luz — daí o nome do centro.

Crédito:

ESO/P. Horálek

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1819a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .