Uma Nova Selenosfera

O primeiro e até então o mais significante globo lunar foi criado por John Russell em 1787. Os dias de glória dos globos lunares aconteceram nos de 1960 e 1970, quando os soviéticos publicaram uma série de esferas bem atrativas. As desde então nós só temos nos deparado com globos sem cores e muitos brilhantes. Agora, graças a Kelly Beaty, Sean Walker e outras pessoas da equipe da revista Sky and Telescope, nós aparentemente temos um sucessor para o globo de Russell, além de ser o primeiro globo construído com imagens reais da Lua. O novo globo lunar com 12 polegadas de diâmetro, chamado de Sky and Telescope Moon Globe, ilustra claramente cada feição da superfície lunar, além de apresentar de forma clara o nome de 850 dessas feições, as proeminentes escolhidas entre mais de 1900 feições denominadas na Lua. O tamanho da fonte usada e a sua cor branca faz com que os nomes sejam muito bem legíveis, embora para se poder observar os detalhes do mapa possivelmente iremos precisar de uma lupa. O globo não é barato, custa 100 dólares, mas a qualidade é muito boa e terá grande valiampara os aficcionados pela Lua, que além de terem uma bela peça para enfeitar seus escritórios, terão uma ótima referência n?o digital que pode facilitar e muito o trabalho de obsevação da Lua.

Russel moon globe

View more documents from Sergio Sancevero

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/April+20%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.