Uma Nova Perspectiva de Júpiter

Essa extraordinária visão de Júpiter foi registrada pela sonda Juno da NASA durante o seu sobrevoo de número 12 pelo Gigante Gasoso do nosso Sistema Solar.

Essa nova perspectiva de Júpiter desde o seu hemisfério sul faz a Grande Mancha Vermelha aparecer como se ela fosse do território norte de Júpiter. Essa visão é única para a Juno e demonstra o quão diferente a nossa visão é quando saímos da Terra e experimentamos a real natureza do universo tridimensional.

A Juno fez as imagens usadas nessa composição no dia 1 de Abril de 2018, entre as 7:04 e as 7:36, no horário de Brasília. No momento da imagem, a sonda passou entre 17329 km e 68959 km de distância do topo das nuvens de Júpiter entre as latitudes sul de 34.01 até 71.43 graus.

Os cientistas cidadãos Gerald Eichstädt e Seán Doran criaram essa imagem usando os dados da câmera JunoCam da sonda Juno. A imagem é composta de algumas imagens separadas feitas pela sonda Juno que foram reprojetadas, e misturadas de acordo.

As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis para que o público possa processá-las em:

www.missionjuno.swri.edu/junocam

Mais informações sobre a missão Juno podem ser encontradas em:

https://www.nasa.gov/juno e http://missionjuno.swri.edu

Créditos da Imagem: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Gerald Eichstäd/Seán Doran

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/jupiter-a-new-perspective

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.