Uma Nova Órbita E Novas Possibilidades Para A Sonda Dawn

A sonda Dawn da NASA está manobrando para entrar na sua órbita mais baixa para que possa fazer a mais detalhada observação do único planeta anão do Sistema Solar interno.

No começo do mês de Junho de 2018, a sonda Dawn, atingirá sua nova e final órbita acima de Ceres. Logo depois de atingir a órbita ela começará a coletar imagens e outros dados científicos a partir de um ponto de vista sem precedentes na história. Essa órbita fará com que a sonda fique a menos de 50 km acima da superfície de Ceres, o que é cerca de 10 vezes mais perto do que a sonda já esteve.

A sonda Dwan irá coletar espectros de raios gamma e nêutrons, que ajudarão os cientistas a entenderem as variações na composição química da camada mais superior de Ceres. Essa órbita bem baixa também fará com que a sonda Dawn faça as imagens mais detalhadas de Ceres que já foram feitas.

A transferência de órbita da sonda Dawn, não é simples como mudar de faixa no trânsito. A equipe de operações da sonda Dawn está trabalhando há meses para plotar o curso para essa segunda extensão de missão dessa sonda veterana que usa um motor de íons. Os engenheiros mapearam mais de 45000 possíveis trajetórias antes de traçar o plano que permitirá que a sonda faça as melhores observações científicas.

A sonda Dawn foi lançada em 2007 e explorou os dois maiores objetos do Cinturão de Asteroides, Vesta e Ceres, para procurar informações importantes sobre o nosso Sistema Solar. Ela entrou na órbita de Ceres em 2015.

“A equipe está esperando ansiosamente os dados detalhados sobre a composição de Ceres e também as imagens de alta resolução que serão feitas em breve para serem analisadas”, disse Carol Raymond, a principal pesquisadora da missão Dawn do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, na Califórnia. “Esses novos dados de alta resolução nos permitirão testar teorias formuladas a partir dos dados anteriores e descobrir novas feições desse fascinante planeta anão”.

Para saber informações mais detalhadas sobre as órbitas planejadas para a sonda Dawn, visite o site de Marc Rayman, que é engenheiro chefe e diretor da missão Dawn:

https://www.jpl.nasa.gov/blog/columns/dawn-journal/

Para mais informações sobre a missão Dawn, visite:

https://www.nasa.gov/dawn

https://dawn.jpl.nasa.gov

A missão Dawn é gerenciada pelo JPL para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A Dawn, é um projeto do chamado Discovery Program, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA, em Huntsville no Alabama. O JPL é responsável pela missão científica geral da sonda Dawn. A empresa Orbital ATK Inc., em Dulles, Virginia, desenhou e construiu a sonda. O German Aerospace Center, o Max Planck Institute for Solar System Research, a Italian Space Agency e o Italian National astrophysical Institute são parceiros internacionais da equipe da missão.

Para conhecer a lista completa de parceiros, consulte:

https://dawn.jpl.nasa.gov/mission

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/dawn-mission-new-orbit-new-opportunities

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.