Uma Nova Janela para o Universo

Feliz ano novo foi assim que fui acordado com o rádio hoje pela manhã. De certo modo o locutor tem razão, o ano realmente começa hoje, e só depois do almoço. Para muitos o ano já começou, ou melhor, o ano velho nem terminou, mas isso fica para uma próxima discussão. E nesses dias de folia aqui em Terra Brasilis, o que dizer dos astronautas na Endeavour, e aí o que é melhor, um camarote vip na Sapucaí cheio de beldades, ou uma viagem ao espaço a bordo de um dos mais modernos equipamentos construídos pelo homem? Respondam a vontade, aqui vai um fato que pode ajudar na sua decisão.

Um dos principais objetivos dessa missão espacial, mais conhecida como STS 130, foi a instalação de uma cúpula panorâmica na Estação Espacial Internacional. Essa mega construção que por si só já impressiona, quem diria pode ainda trazer surpresas. Hoje pela manhã, em plena quarta-feira de cinzas, enquanto muitos no planeta Terra estavam se recuperando da folia do fim de semana anterior, o piloto Terry Virts da Endeavour abriu as janelas dessa nova cúpula. Foram necessários três passeios espaciais, que de certo modo pode ser comparado com a beleza dos desfiles de escolas de samba, só que ao invés do barulho da bateria, reina o mais absoluto silêncio do espaço, para instalar e colocar essa cúpula em operação.

Fora toda a beleza, genialidade, inovação e magia do novo artefato ele terá sim objetivos relevantes. Por meio dessa cúpula será possível acompanhar futuros passeios espaciais e desse modo auxiliar de maneira mais direta o astronauta que estiver realizando a caminhada. Além disso, a cúpula terá uma função importante na observação tanto da Terra como de corpos celestes e ajudará na distração dos astronautas que vivem em um ambiente confinado. De certo modo, essa cúpula fará parte de estudos psicológicos, ou seja, será que dando um pouco de diversão aos astronautas esse tipo de ambiente fica menos estressante?

Seja qual for o objetivo, relevante ou não, com certeza essa cúpula de observação já é um ornamento muito bonito, na já magnífica ISS. Quem sabe no próximo carnaval esse não seja um dos camarotes mais disputados da avenida. Por enquanto vamos esperar belas imagens que com certeza serão feitas dessa que pode sim ser considerada uma nova janela para o universo.

Cupula da Endeavour ainda em Terra.
Cúpula observada de fora da ISS.
Imagem do deserto do Saara feita de dentro da nova cúpula da Endeavour.

Fontes:

http://spacefellowship.com/news/art18601/patrick-behnken-complete-final-sts-130-spacewalk.html

http://spacefellowship.com/news/art18615/picture-of-the-day-let-there-be-light.html

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1594.html

http://www.nasa.gov/mission_pages/shuttle/main/index.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.