fbpx

Uma Massiva Explosão no Sol Com a Terra Mostrada Em Escala

No último dia de Agosto de 2012, às 17:36, hora de Brasília, um filamento de material solar explodiu para fora do Sol, avançando no espaço a mais de 900 milhas num segundo. O Observatório Dinâmico Solar da NASA registrou essa erupção em vídeo e em fotografias e agora nós temos uma ideia melhor da escala do filamento. A NASA adicionou à imagem acima, uma imagem da Terra, para que possamos ter ideia da escala que estamos falando.

A ejeção de plasma solar não foi enviada diretamente para o planeta Terra, mas mesmo os seus efeitos indiretos foram suficientes para gerar uma bela aurora na noite de 3 de Setembro de 2012. A NASA também publicou uma bela imagem desse fenômeno como foi visto em Whitehorse, Yukon, no Canadá.

Fonte:

http://www.theatlantic.com/technology/archive/2012/09/a-massive-explosion-on-the-sun-with-the-earth-shown-at-scale/262233/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .