Uma Maneira Diferente de Se Lembrar do Trânsito de Vênus: A Lua

Como todos sabem, no Brasil e em boa parte da América do Sul, não foi possível observar o trânsito de Vênus em frente ao Sol no dia 5 de Junho de 2012. Para se divertir enquanto o trânsito estava em progresso, um astrônomo amador na Argentina fez as duas fotos da Lua mostradas acima. A foto da esquerda mostra a Lua durante o trânsito de Vênus, e a foto da direita mostra a Lua depois que o trânsito havia terminado. Como a Lua reflete a luz do Sol, quando o Sol é parcialmente eclipsado por Vênus o brilho da Lua se apresenta de forma reduzido. Claro, essa variação é tão pequena que não pode ser vista a olho nu e provavelmente não pode ser detectada por uma foto. Desse modo, o próprio autor disse que as fotos acima possuem pouco valor científico. Se você ver alguma diferença no brilho das imagens acima, provavelmente se deve às condições atmosféricas. De qualquer modo, essa é uma bela maneira de se lembrar do trânsito que infelizmente não pôde ser observado por nós aqui no Brasil e na Argentina. É uma maneira da Lua contar essa bela história.

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/June+7%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.