Uma Impressionante Nuvem de Frente Fria É Fotografada na Costa Brasileira

A nuvem de tempestade mostra acima estava associada com a passagem de uma forte frente fria. Ela foi observada perto do pôr-do-Sol em um ancoradouro na costa do Brasil, enquanto se esperava para aportar no Porto de Santos. O vento antes da frente era uma tranquila brisa, um vento classificado como Bf 3 na escala de Beaufort, contudo, à medida que a borda frontal cruzava o navio, aproximadamente 6 minutos depois que essa foto foi feita, as rajadas de vento chegaram a mais de 96 km/h atingindo a classificação Bf 10/11 na escala Beaufort. Para se ter uma ideia do tamanho da nuvem, observem o navio repleto de containers na parte esquerda da imagem. A foto acima foi feita no dia 8 de Setembro de 2009.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/04/cold-front-at-sea.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.