fbpx

Uma Imensa Mancha Solar É Registrada na Superfície do Sol

A imagem acima mostra uma das maiores manchas solares em anos, a AR1520, está rotacionando junto com Sol e deve ficar de frente para a Terra. A foto acima foi feita por Christian Viladrich de Nattages, na França e mostra a monstruosa mancha solar. Viladrich disse que a mancha se parece muito com um pedaço de terra no Sol.

Apesar da sua semelhança com um pedaço de terra no Sol, os vastos núcleos escuros da mancha solar não são sólidos. Eles são feitos de magnetismo. Cada um deles é na verdade uma ilha magnética que tem aproximadamente a largura da Terra e que flutua num mar de plasma solar.

O campo magnético dessa enorme mancha solar tem a capacidade de produzir muita energia e fortes flares solares. O NOAA está prevendo 80% de chance de geração de flares da Classe-M e 25% de chance de geração de flares da Classe-X nas próximas 24 horas.

Fonte:

http://spaceweather.com/gallery/indiv_upload.php?upload_id=68613&PHPSESSID=rnen20crpjjr33jqgcebiar4g1

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .