fbpx

Uma Grande Escavada Para a Humanidade

A imagem acima mostra uma bela marca em Marte, onde o rover Curiosity realizou a escavação do solo marciano. A primeira amostra escavada foi retirada do Rocknest um pedaço de poeira e areia no dia 7 de Outubro de 2012, o Sol 61, ou seja, o 61º dia de operações do rover Curiosity em Marte. Uma terceira amostra foi coletada no dia 15 de Outubro de 2012, o Sol 69, e depositou essa amostra no instrumento Chemistry and Mineralogy no dia 17 de Outubro de 2012, o Sol 71.

A imagem acima foi feita pela Mast Camera do rover Curiosity. Os cientistas realçaram a cor nessa versão para mostrar a cena marciana como ela apareceria nas condições de iluminação da Terra que ajuda a analisar e a entender o terreno.

Durante os dois anos da missão primária do Projeto do Mars Science Laboratory, os pesquisadores estão usando 10 instrumentos do Curiosity para investigar se as áreas da Cratera Gale já ofereceram em algum momento da história marciana as condições favoráveis para o surgimento e desenvolvimento da vida microbiana.
Fonte:
 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .