Uma Galáxia de Pernas Para O AR

A imagem aqui reproduzida destaca as partes centrais da galáxia de explosão de estrelas conhecida como NGC 1313. O estado bem ativo dessa galáxia é a parte mais evidente na imagem, mostrando muitas regiões de formação de estrelas. Um grande número de nebulosas de super conchas que são na verdade casulos de gás inflados e entalhados pelas sucessivas explosões de formação de estrelas que estão visíveis.

As nebulosidades esverdeadas são regiões emitindo nas linhas de oxigênio ionizado e pode abrigar aglomerados com estrelas muito quentes. Essa composição colorida é baseada em imagens obtidas com o instrumento FORS1 acoplado a um dos Unit Telescope de 8.2 metros do Very Large Telescope do ESO, localizado em Cerro Paranal no Chile. Os dados foram obtidos na noite de 16 de Dezembro de 2003, através de diferentes filtros de banda larga (R, B e z) e filtros estreitos (H-alfa, OI e OIII).

Fonte:

http://spacefellowship.com/news/art23454/picture-of-the-day-the-topsy-turvy-galaxy.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.