fbpx

Uma Explosão De Supernova Massiva Será Visível da Terra


Os astrônomos amadores terão a oportunidade de testemunharem a explosão estelar mais visível desde 1954, pena que essa excelente oportunidade só acontecerá para os moradores do hemisfério norte e principalmente da Inglaterra.

O evento cósmico é uma das explosões ocorridas o mais próximo da Terra desde 1987, e esse é o exemplo mais próximo da Terra desse tipo visto em 40 anos.

A estrela que explodiu, chamada de PTF-11kly, tem previsão de alcançar o seu maior brilho entre 9 e 12 de Setembro de 2011 e será visível nos céus claros da Inglaterra.

As supernovas podem ajudar os cientistas a medirem o tamanho e a idade do universo e uma equipe de cientistas da Universidade de Oxford irá rastrear a explosão usando o Telescópio Espacial Hubble.

O Dr. Mark Sullilvan, o astrofísico líder da equipe que examinará a supernova disse: “Essa explosão será acessível a qualquer um com par descente de binóculos. Para muitos será a experiência de uma vida, a chance de ver uma supernova explodindo e depois apagando diante de seus olhos. Nós não veremos algo do tipo nos próximos 100 anos”.

Ela aparecerá branca-azulada um pouco acima e a esquerda das duas últimas estrelas na constelação da Ursa Maior.

Fonte:

http://www.telegraph.co.uk/science/space/8748876/Massive-supernova-visible-from-Earth.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .