Uma Das Maiores Construções do Mundo: O Vehicle Assembly Building (VAB) no Kennedy Space Center

s70-54121


observatory_1501054O Vehicle Assembly Building (VAB) no Kennedy Space Center da NASA celebra seu quinquagésimo aniversário nesse mês. Depois de servir nas missões Apollo e no Programa do Ônibus Espacial, a gigantesca estrutura agora está passando por renovações para acomodar os futuros veículos de lançamento e para continuar como uma das grandes partes do esforço da América para explorar o espaço por mais 50 anos.

A construção começou com as primeiras barras de aço em 2 de Agosto de 1963. Essa construção foi parte do esforço massivo realizado pela NASA para enviar os astronautas para a Lua no Programa Apollo. No total, 4225 estacas foram fincadas em 164 pés de embasamento com uma fundação constituída de 30000 jardas cúbicas de concreto. A construção do VAB usou 98590 toneladas de aço. Quando foi completado em 1965, o VAB foi um dos maiores edifícios do mundo com um volume interno equivalente a 129428000 pés cúbicos. A estrutura cobre uma área de oito acres, tem 525 pés de altura e 518 pés de largura. Para acomodar, processar, movimentar e empilhar estágios de foguetes, 71 guindastes e gruas, incluindo dois guindastes de ponte de 250 toneladas foram instalados no seu interior. Nos lados leste e oeste estão quatro grandes portas, cada uma desenhada para abrir com 456 pés de altura permitindo assim a rolagem dos foguetes lunares Apollo/Saturno V montados no topo das torres umbilicais.

A foto acima foi feita no dia 9 de Novembro de 1970, e mostra uma visão do nível do solo do Launch Complex 39, no Kennedy Space Center com o veículo espacial da Apollo 14 (Spacecraft 110/Lunar Module 8/Saturn 509) deixando o Vehicle Assembly Building. O Saturn V empilhado e sua torre móvel de lançamento, no topo de um imenso transportador, foram rolados até o Pad A.

Fonte:

http://www.nasa.gov/content/vehicle-assembly-building-at-kennedy-space-center/#.Ug6w9ZKkrxg


alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.