Uma Cratera Repleta de Pedaços de Rocha no Mare Humorum na Lua

Por que essa cratera na Lua é tão cheia de pedaços de rocha? Crateras com pedaços de rocha são primeiramente o resultado de bólidos que impactaram com a Lua feitos de materiais sólidos. Materiais mais coesos produzem pedaços de rochas maiores quando se chocam com a Lua. Crateras como essa podem dar pistas sobre a espessura do regolito, ou o solo da Lua. À medida que as crateras aumentam de diâmetro, elas escavam mais a superfície. Assim, se uma cratera não possui pedaços de rochas, quer dizer que ela só escavou o regolito, ou seja, o solo. Esse impacto, embora tenha perfurado através do regolito adjacente e fragmentado, ele atingiu o basalto da base do mar produzindo grandes blocos.


Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/396-Crater-in-Mare-Humorum.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.