Uma Corrente de Estrelas Sobre o Paranal

A Stream of Stars over Paranal


observatory_150105O céu por cima do Observatório do Paranal no norte do Chile é uma verdadeira maravilha para os Embaixadores Fotográficos do ESO, que experimentam incessantemente novas técnicas para obter imagens cada vez mais fantásticas da paisagem árida e única do local, assim como das infraestruturas de vanguarda que aí se situam.

Nesta imagem, Gianluca Lombardi combinou muitas exposições de longa duração para obter este efeito surpreendente – os Telescópios Principais e Telescópios Auxiliares que compõem o Very Large Telescope (VLT), com os seus movimentos aparecendo desfocados sob uma corrente de estrelas, enquanto o movimento aparente das estrelas no céu deixa traços que são capturados pela máquina fotográfica à medida que a Terra roda.

O VLT é a infraestrutura emblemática do ESO e o instrumento óptico mais avançado alguma vez construído. Os seus telescópios são os mais produtivos do mundo.

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1421a/


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.