fbpx

Uma Cavidade É Registrada no Interior de Uma Cratera de Mercúrio Evidenciando a Atividade Vulcânica no Planeta


A imagem acima, feita pela sonda MESSENGER, mostra uma cratera com cavidade em seu interior em Mercúrio, ou seja, essa é uma cratera que possui uma depressão sem anel em seu interior. Essa depressão, ou cavidade, possui aproximadamente 15 km de comprimento. A cavidade pode ter se formado a partir da atividade vulcânica, ou até mesmo como sendo uma fonte de erupção, ou por um colapso formado quando o magma da subsuperfície foi drenado e ali se criou um vazio, permitindo assim que a superfície sofresse colapso. A sonda MESSENGER tem encontrado abundantes evidências para o vulcanismo em Mercúrio.

Isso pode ser comprovado com a imagem acima, essa imagem foi criada com uma técnica estatística que destaca variações de cores sutis vistas nos 11 filtros usados pela câmera WAC da sonda MESSENGER para fotografar o planeta Mercúrio. Essas variações são as vezes relacionadas com a composição do terreno. Integradas com imagens de alta resolução feitas pela câmera NAC, os dois conjuntos de observações contam a história da geologia da área e as diferentes composições das feições observadas. Essa região, observada em detalhe pela primeira vez durante o terceiro sobrevoo da sonda MESSENGER em Mercúrio, parece ter registrado um alto nível de atividade vulcânica no planeta. A área em amarelo brilhante próximo da parte direita superior está centrada na depressão sem anel que candidata a ser o local onde existia a fonte vulcânica explosiva. A bacia de anel duplo no centro da imagem tem um interior suave que pode ser resultado de um vulcanismo efusivo. As planícies suaves, pensadas como sendo o resultado de episódios anteriores de atividade vulcânica, cobrem boa parte da área ao redor dessa região de Mercúrio.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=637


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .