Uma Bela Tempestade Rosada Em Júpiter

A imagem acima mostra uma visão detalhada de uma tempestade com topos de nuvens brilhantes no hemisfério norte de Júpiter.

A sonda Juno da NASA fez essa imagem, que aqui é apresentada com as cores realçadas no dia 7 de Fevereiro de 2018, às 11:38, hora de Brasília durante o seu décimo primeiro sobrevoo próximo ao gigante gasoso do Sistema Solar. No momento em que fez a imagem, a sonda estava 12195 km de distância do topo das nuvens de Júpiter na latitude de 49.2 graus norte.

O cientista cidadão Matt Brealey processou a imagem usando os dados da câmera JunoCam. O cientista cidadão Gustavo B C, então ajustou as cores e deu uma nova vida para a imagem processada por Brealey da tempestade.

As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis para que qualquer um posso processar, basta acessar:

www.missionjuno.swri.edu/junocam

Para mais informações da missão Juno, acesse:

https://www.nasa.gov/juno e http://missionjuno.swri.edu

Créditos da Imagem: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Matt Brealey/Gustavo B C

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21981/rose-colored-jupiter

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.