Uma Bela Aurora É Fotografada Desde a Cabine de Um Avião

Pelo terceiro dia seguido tempestades geomagnéticas estão circulando os polos da Terra. Na América do Norte, as auroras têm aparecido na fronteira com o Canadá e descendo até  Utah, Colorado, Kansas e Nebraska. Segundo o autor da foto acima, Matt Melnyk, o melhor lugar para observar as auroras é da janela de um avião.

A foto acima foi feita da janela de um avião a 21000 pés de altura enquanto o autor voava por Alberta no Canadá. Como ele é piloto ele tem a visão a sua frente totalmente livre, o que permitiu que ele fotografasse essa bela aparição de aurora.

As tempestades geomagnéticas são a consequência de uma CME que entrou em erupção no Sol no dia 8 de Outubro de 2012 e que energizou o fluxo de vento solar que atingiu o campo magnético da Terra no dia 10 de Outubro de 2012. As previsões feitas pelo NOAA estimam que exista 40% de chance do surgimento de uma forte tempestade geomagnética durante as próximas 24 horas, assim os moradores das altas latitudes da Terra, devem ficar atentos para novas auroras que devem aparecer.

Fonte:

http://www.spaceweather.com/


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.