Um Vulcão Incomum em Vênus

Era uma vez em Vênus um rio de lava que rompia uma parede solidificada se derramando em um leque aproximadamente igual a um meio círculo, a lava se dispersava em pequenos lobos como dedos em uma mão antes de finalmente congelar. O vulcão está entre Artemis Chasma e Imdr Regio no hemisfério sul de Vênus. Os lobos se estendem por aproximadamente 500 metros acima das planícies por onde eles fluíram. Em um artigo de 1992 essa feição foi descrita da seguinte maneira: “ Um lobo em forma de leque com pequenos lobos interdigitais ao longo dessa margem que chega até as planícies brilhantes. Cadeias de montanha dentro dele são côncavas em direção a região central perto da junção com a banda, mas eles formam um padrão radial no leque. O relevo dessas cadeias de montanha tem menos de 56 metros”. As cadeias, a forma de lobo, frentes interdigitais e outras feições, todas argumentam para que esse seja um efusivo fluxo de um vulcão com lava muito viscosa. É também possível ver belas fraturas poligonais nas planícies mais escuras por onde o leque fluiu. Essas planícies no plano de fundo são mais escuras pois elas são mais suaves na imagem da Magalhães feita no comprimento de onda do radar e também pelo fato delas sempres terem sido menos suaves ou pelo fato da superfície ter sido suavizada com o tempo por algum tipo de erosão. O fluxo de lava que a sonda Venera observou era suave.

Cada vez que voltamos para as imagens de radar da sonda Magalhães podemos nos surpreender com o trabalho e podemos recuperar sempre belas imagens. Uma maneira fácil de conferir essas imagens é acessando o serviço disponível pelo USGS chamado de mapaplanet.org, fica aqui a dica para entrar e ver as belíssimas imagens de Vênus feitas pela sonda Magalhães.

Fonte:

http://www.planetary.org/blog/article/00002834/

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.