Um Sobrevoo Sobre a Região da Cratera Buyz-Ballot (BB) na Lua

Normalmente referida como tendo a forma de uma pera, a cratera Buys-Ballot (BB) no lado escuro da Lua, juntamente com a sua vizinha mais ao norte BB-Z, parece tentar imitar uma exótica orquídea sem as pétalas laterais. A sépala dorsal no topo mostra uma bela cadeia de divisão, que se assemelha a feições normalmente encontradas em flores desse gênero, enquanto que a cratera BB deveria mesmo ser chamada de língua da flor além de sua classificação oficial como lábio. Deixando o lado botânico de lado e partindo para a perspectiva geológica, cada região pode ser extensamente explicada, a BB mais jovem se formou a partir de um impacto oblíquo, enquanto que a BB-Z foi formada por outros impactos, uma outra cratera no setor noroeste, a BB-Y também parece ter sido formada por um impacto oblíquo, ou pode estar relacionada com o impacto principal que formou a BB. Qualquer que tenha a sido a causa desse quebra-cabeça, não somente nas crateras BBs, mas também em outros exemplos espalhados pelo nosso satélite, será que um sobrevoo pela região ajudaria a contribuir com o nosso conhecimento sobre a área? Sobrevoos, estão aos poucos se tornando muito populares pelo fato de permitirem uma viagem virtual por uma região, normalmente usando dados de satélite para montar a paisagem. Esse tipo de ferramenta normalmente é usada por profissionais para determinar certos aspectos sobre a região, por exemplo, como ocorreu uma determinada deposição, ou como efeitos de erosão estrutural atuam em determinado terreno, sendo esse terreno localizado em qualquer planeta ou na própria Lua. Alguns programadores que trabalham com jogos eletrônicos também usam essa ferramenta para projetar ambientes fantásticos  onde as histórias se passam, enquanto outros usam simplesmente para criar imagens tridimensionais nas áreas cosmológica, elétrica e biológica. Como estamos interessados na Lua, aqui (http://the-moon.wikispaces.com/Flyovers+-+An+Introduction) é possível encontrar um passo a passo de como foi produzido o sobrevoo nessa região que é mostrado abaixo, que é resumido pelo conjunto de imagens mostradas acima. Esperamos que esse tipo de recurso possa ajudar na interpretação do que está acontecendo com essa região e também com isso incentivar que outros sobrevoos sejam gerados em outras regiões complexas que precisam de informações adicionais para serem entendidas.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/April+15%2C+2011

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.