Um Pulsar Jovem Mostra a Sua Mão

Um objeto pequeno e denso com somente 12 milhas de diâmetro é responsável por essa bela nebulosa de raios-X que se espalha por 150 anos-luz. No centro dessa imagem feita pelo Observatório de Raios-X Chandra da NASA está um pulsar poderoso e muito novo, conhecido como PSR B1509-58, ou simplesmente B1509 para simplificar. O pulsar é uma estrela de nêutrons que está em rápida rotação que emite energia no espaço ao seu redor criando complexas e intrigantes estruturas, incluindo essa aqui apresentada que se assemelha a uma mão. Nessa imagem, os raios-X de mais baixa energia que o Chandra detectou estão mostrados em vermelho, os de energia moderada são mostrados em verde e os mais energéticos estão coloridos em azul. Os astrônomos pensam que o B1509 tem aproximadamente 1700 anos de vida e está localizado a uma distância aproximada de 17000 anos-luz da Terra. Estrelas de nêutrons são criadas quando estrelas massivas esgotam todo o seu combustível e colapsam. O pulsar B1509 tem um período de rotação de 7 vezes por segundo e está lançando energia no ambiente numa taxa prodigiosa – por isso acredita-se que ele tenha um intenso campo magnético na sua superfície, 15 trilhões de vezes mais forte que o campo magnético da Terra. A combinação da rápida rotação e do campo magnético ultra-forte faz com que o B1509 seja um dos geradores mais poderosos eletromagnéticos na galáxia. Esse gerador gera um vento energético de elétrons e íons que sopra a partir da estrela de nêutrons. À medida que os elétrons se movem através da nebulosa magnetizada, eles irradiam sua energia e criam a elaborada nebulosa observada pelo Chandra. Créditos da imagem: NASA/CXC/CfA/P. Slane et al.

Fonte:

http://www.nasaimages.org/luna/servlet/detail/NVA2~34~34~73593~133390?qvc=lc:NVA2~34~34

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.