UM POUCO MAIS DO EM DRIVE O MOTOR IMPOSSÍVEL | SPACE TODAY TV EP2362

Vamos falar do EM-Drive hoje, que tal?

Faz muito tempo que fiz vídeo aqui sobre esse motor, e hoje acho que vale a pena a gente bater um papo sobre ele.

De forma simples, para quem nunca ouviu falar no EM-Drive, ele diz que pode realizar algo impossível, praticamente.

Mover uma nave espacial sem nenhum tipo de propulsão, sem combustível, você só instala ele na sua nave e vai.

O EM-Drive recebe muitos nomes, EMDrive, Q-Drive, Cavidade RF Ressonante, e Motor Impossível.

Todos eles o princípio é o mesmo, rebater radiação dentro de uma câmara fechada e com isso impulsionar uma nave espacial.

No caso do EM-Drive, a ideia é fazer uma caixa com microondas, e lá dentro fazer essas microondas rebaterem e isso criaria o movimento.

O problema que para isso acontecer, leis da física são violadas, e alguns princípios também.

Um dos grandes problemas, é que no EM-Drive, o momento seria quebrado.

Uma das coisas fundamentais da física é conservação do momento, são séculos e mais séculos onde a conservação do momento vem sendo usada, a conservação do momento nos leva a outra coisa fundamental no universo, a simetria da natureza.

Então, se o EM-Drive quebra a conservação do momento, ele também viola a simetria da natureza e aí as coisas complicam muito.

Muitos dizem que para isso acontecer seria necessário criar uma nova física.

O EM-Drive foi introduzido como ideia em 2001 e a cada ano, uma série de experimentos são feitos mundo afora para tentar mostrar que o EM-Drive funcione.

Mas até agora nenhum deles mostrou mesmo o funcionamento efetivo do motor.

Todos os movimentos gerados são ínfimos e podem muito bem ser erros de medidas e cair na incerteza sobre o funcionamento.

O que temos até agora é, 20 anos, desde a ideia do EM-Drive, muitos experimentos que já foram feitos pelo mundo, mas nada de concreto ainda foi medido, e o principal, ninguém ainda parou para explicar como a física iria funcionar nesse motor.

Viajar pelo universo é excelente, a exploração espacial é linda, mas quem manda em tudo é a natureza, e não podemos ter algo que viole as leis que regem a natureza.

Fonte:

https://www.space.com/can-emdrive-space-propulsion-concept-work

#EMDRIVE #IMPOSSIBLEENGINE #SPACETODAY

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.