Um Portal Celeste na Nova Zelândia

SkyPortal_horalek_960


observatory_1501051Para alguns, a imagem acima parece um portal para um universo distante. Para outros, ela representa o olho de um gigante. Dada a licença poética, ambas as interpretações estão corretas. A imagem acima mostra uma visão do céu obtida com uma lente olho de peixe – mas com uma projeção incomum. A imagem foi feita de um local na Nova Zelândia chamado de Te Mata Peak, um nome que que traduzido da linguagem Maori, significa O Gigante Adormecido. O maravilhoso panorama mostra a faixa da nossa Via Láctea, bem no centro do céu, com a Pequena e a Grande Nuvem de Magalhães visíveis na porção direita da imagem. A tonalidade avermelhada é a aeroluminescência atmosférica que surpreendeu o fotógrafo, já que é um fenômeno melhor capturado com a câmera do que avistado a olho nu. A imagem acima foi feita a duas semanas atrás com a irmã do fotógrafo, à esquerda e um amigo espiando o céu através do portal celeste.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140729.html


alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.