Um Olho no Céu Sobre Delta em Utah

halo_delta_utah

observatory_150105Uma alta e intermitente cobertura de nuvens do tipo cirros e um sol de inverno se combinaram para criar o maravilhoso halo de 22 graus sobre a região rural de Delta, em Utah. Essa é uma comunidade localizada perto da parte terminal da Grande Bacia do Rio Sevier na parte oeste-central de Utah.

Tentando discernir sobre a extensão do arco colorido sobre sua cabeça enquanto seu carro passava ao sul pela U.S,6, o fotógrafo que registrou o fenômeno acima foi surpreendido por algo que parecia com um olho no céu, tão grande que cobria uma região das montanhas cobertas por neve até o vale localizado abaixo delas. Para adicionar mais contraste ainda à imagem, contrails de aviões a jato, longos, cruzavam áreas do céu azul e das nuvens, ocasionalmente cortando o grande anel, que era nitidamente mais escuro na sua parte interna. Essa região escurecida parece menos brilhante, pois, a luz do Sol não é facilmente espalhada ali, como ocorre com a chamada Banda Escura de Alexander, ou seja, a banda entre um arco-íris primário e um secundário. Esses halos aparecem quando a luz do Sol passa através de cristais de gelo localizados nas nuvens do tipo cirros como as mostradas nessa imagem. Os cristais tanto refletem como refratam a luz do Sol que passa através deles. Caso não tenha Sol, seja de noite e tenha uma Lua Cheia, essa Lua é brilhante o suficiente para criar esses anéis no céu noturno. A foto acima foi feita em 18 de Fevereiro de 2013.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2013/04/eye-in-the-sky-over-delta-utah.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.