Um Novo Atlas Lunar

Sempre devemos comemorar quando um novo atlas lunar aparece, e especialmente quando esse atlas é feito por alguém que conhece do assunto. No caso, o multipremiado KC Pau de Hong Kong. As excelentes imagens lunares feitas por KC são bem conhecidas de todos  já que ele é especialista em cpaturar detalhes finos que são poucos conhecidos ou até mesmo desconhecidos. Acima, dois exemplos de imagens presentes em seu novo atlas. A imagem de capa não chama a atenção só por mostrar uma dramática iluminação do Sinus Iridum, mas também por apresentar no quadrante inferior direito o famoso fluxo de lava recente do Mare Imbrium que as imagens feitas por KC o tornaram conhecido pelos amadores. As 119 chapas do atlas de KC cobrem na sua maioria regiões do lado visível da Lua, quase todas com múltiplas visões obtidas com diferentes condições de iluminação. Por exemplo, existem cinco imagens diferentes da Straight Wall, incluindo a dobra de mar a sudoeste da Lassell, que KC trouxe para a atenção dos modernos observadores da Lua. KC fez muitas imagens das terras altas da Lua, mas são as imagens dos mares lunares que ele adora. O Photographic Lunar Album não inclui nomenclaturas de modo que ele não é um atlas típico de referências, mas ele pode ser usado como referencia visual devido a alta qualidade das imagens e que pode ser usado para guiar suas observações. Se você tiver interesse em obter o atlas entre em contato direto com KC, pelo e-mail: kcpaulhk@yahoo.com.hk

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/April+19%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.