Um Nova Ferramenta Para Explorar as Imagens da LRO

Enquanto esperamos por novas imagens da LRO, podemos explorar as imagens “velhas” com  uma nova facilidade desenvolvida pela equipe que trabalha com a câmera da LRO. O antigo sistema de busca para as imagens individuais da LRO tinha um fundo antigo baseado no USGS e mostrava os mosaicos da Clementine. Agora, nessa nova ferramenta, a imagem de fundo é um mosaico global da Lua feito pela câmera de ângulo amplo da LRO. Essa atualização significa que imagens e visualizações de alta qualidade da Lua estão agora disponíveis para qualquer pessoa em qualquer lugar e qualquer pedaço do nosso satélite pode ser explorado. O novo software que substituirá por completo o do USGS em pouco tempo permitirá encontrar feições lunares com facilidade. O navegador inclui tanto mosaicos da sonda Clementine como da Lunar Orbiter sobrepondo a cada ponto longitude, latitude e o nome da cratera ou feição da Lua. Se você encontrar uma determinada feição de interesse você pode selecioná-la na imagem aumentada e copiar para a sua máquina. Realmente, é uma ferramenta muito interessantes de se explorar, enquanto não temos novas imagens da das sondas lunares podemos ficar especialistas nessa nova ferramenta. O endereço para acessar essa ferramenta é: http://wms.lroc.asu.edu/lroc#damoon

 

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/January+18,+2011

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.