Um Nascimento de Planeta do Outro Mundo

Como seria o nascer do Sol em um outro mundo? A humanidade até hoje só sabe como é em Marte e na Terra, mas é interessante imaginar como ele poderia ser em outros planetas conhecidos e ainda desconhecidos. Os planetas que ficam longe da nossa estrela mãe registrariam o nascer de um ponto brilhante incomum de luz ao invés de um disco completo. Embora possa parecer com o que está registrado acima, uma cuidadosa combinação de longas exposições e de aproveitamento criativo da iluminação mostra na verdade o nascimento do planeta Vênus visto da Terra ocorrido a algumas semanas atrás e registrado desde o Mesa Arch no Parque Nacional Canyonlands em Utah, nos EUA. Pitorescos testemunhos e plataformas rochosas pontuam a paisagem de fundo. O céu laranja é criado pela dispersão do ar e da poeira, mas provavelmente lembra as paisagens empoeiradas vistas de Marte. O nascer do Sol ocorreu poucos minutos depois e como é na Terra, pôde-se ver o disco completo do astro rei que com o seu brilho ofuscou a visão de Vênus.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110411.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.