fbpx

Um Mega Mosaico do Aglomerado de Galáxias Coma-Virgo

A imagem acima é um mega mosaico do aglomerado de galáxias Coma-Virgo como foi observado desde o Observatório New Forest perto de Brockenhurst, Reino Unido. Esse revelador mosaico compreende mais de 40 horas de exposição total, feita durante um período de 4 anos, tanto a imagem colorida à esquerda como a imagem em preto e branco negativa à direita. O centro do aglomerado Coma-Virgo está localizado a aproximadamente 60 milhões de anos-luz de distância. Um pequeno telescópio é necessário para ver mesmo as maiores galáxias desse aglomeras, que se localiza na direção das constelações de Virgo e Coma Berenices. Entre as galáxias mostradas na imagem acima, pode-se citar, a M58, localizada na parte inferior esquerda perto da borda da imagem, a M89, espiral na parte central esquerda, M90, no canto superior esquerdo, e a M100, a espiral na parte superior direita. Na parte central inferior abaixo e um pouco para a esquerda da corrente curva de galáxias de Markarian, no centro, está a famosa M87, a gigantesca galáxias elíptica Smoking Gun. O brilhante objeto parecido com uma estrela à esquerda da M87 é um asteroide. Se você olhar em detalhe na imagem em preto e branco você pode detectar mais de 100 galáxias entre espirais e elípticas.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/05/coma-virgo-mega-mosaic.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.