Um Dia no Local de Pouso da Apollo 12 na Lua

A questão mais comum feita para a equipe da sonda LROC antes do lançamento era se a sonda seria capaz de observar os locais de pouso das missões Apollo na Lua? Será que ela conseguiria ver o estágio de descida dos Módulos Lunares, e os veículos lunares? E os rastros deixados pelos veículos no solo da Lua? E as bandeiras americanas? Como nós sabemos agora, as imagens obtidas com a câmera NAC da sonda LROC mostra claramente todos esses itens. Das imagens da sonda LROC temos certeza agora que as bandeiras americanas ainda estão lá e gerando sombras em todos os locais de pouso, exceto na chamada Base Tranquilidade, local de pouso da Apollo 11. A melhor forma de ver as bandeiras americanas no solo lunar é assistir a uma série de imagens da LROC feitas em diferentes horas do dia e assim é possível ver a sombra desenhando um círculo. O vídeo acima mostra o local de pouso da missão Apollo 12. Mais informações e mais imagens e vídeos sobre os locais de pouso das missões Apollo e sobre o que é possível ver podem ser encontradas no site oficial da sonda LROC na internet no endereço: http://lroc.sese.asu.edu

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.