Um Dia de Folga Para a Lua No Site LPOD

A imagem acima é uma das milhares que invadiu a rede desde ontem, foi tirada do site LPOD do grande Chuck Wood e é uma das únicas imagens desse site que não mostra a Lua. Nesse momento o satélite natural da Terra estava no canto leste do céu. A foto acima foi feita pelo filho de Chuck Wood por meio de seu celular durante um raro momento em que as nuvens deram uma trégua desde o seu local de observação. Como pode-se ver na imagem acima ele utilizou bem pouca tecnologia para fazer a imagem, segurando um cartão branco em frente à ocular do telescópio, cartão esse onde se podia ver a imagem do Sol projetada. O telescópio usado foi um Orion de 4.5″ StarBlast mini dobsoniano. Chuck Wood disse que mesmo apesar de ter visto o trânsito de 2004, ele ainda se surpreende como Vênus aparece grande no disco solar se comparado com Mercúrio, por exemplo, que transita o Sol de maneira mais frequente. Ele também notou que Vênus não apresentava bordas tão nítidas como a de Mercúrio. Ele ficou muito feliz de ter conseguido observar o trânsito de sua varanda com a ponte da I-70 sobre o Rio Ohio em segundo plano.

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/June+6%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.