Um Canal Bloqueado Em Terra Sabaea Em Marte

O canal mostrado na imagem acima localiza-se na região conhecida como Terra Sabaea em Marte. Terra Sabaea é uma vasta região no planeta Marte que se estende por 4700 km sendo seu ponto central situado a 2° N e 42° E. A região cobre os quadrângulos de Arabia, de Syrtis Major, de Sinus Sabaeus e de Iapygia. Esta região foi nomeada em referência a uma formação de albedo identificada há muito tempo pelos astrônomos baseados na Terra. Trata se de planaltos altamente impactados por crateras, sendo de idade geológica antiga datando do período Noachiano, cuja altitude ultrapassa os 4000 m no hemisfério sul nas proximidades de Noachis Terra. Terra Sabaea é conhecida como uma região de emissões significativas de metano na atmosfera de Marte. Em algum momento na história geológica marciana depois do canal ter sido cavado ali, um evento de impacto ocorreu bloqueando o canal para sempre.

Fonte:

http://themis.asu.edu/node/5861

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.