Um Bando de Estrelas

A flock of stars


observatory_150105As manchas brilhantes na imagem acima, lembrando um bando de pássaros voando, são estrelas que formam a galáxia anã ESO 540-31. Capturada nessa nova imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble, das Agências Espaciais NASA e ESA, a galáxia anã, localiza-se a pouco mais de 11 milhões de anos-luz da Terra, na direção da constelação de Cetus, A Baleia. O pano de fundo dessa imagem está cheio de muitas outras galáxias, todas elas localizadas a grandes distâncias de nós.

As galáxias anãs estão entre os menores e mais apagados membros da família galáctica, contendo normalmente poucas centenas de milhões de estrelas. Embora isso pareça ser um grande número, é bem pequeno se comparado a galáxias espirais como a nossa Via Láctea, que é composta por centenas de bilhões de estrelas.

Uma versão dessa imagem entrou na competição de processamento de imagens conhecida como Hubble’s Hidden Treasures pelo competidor Luca Limatola. Inocência

Fonte:

http://spacetelescope.org/images/potw1336a/


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo