Um Arco Localizado no Tênue Anel G de Saturno

Essa sequência de imagens mostra um arco apagado do material presente no Anel G de Saturno, um tênue anel que se localiza fora do sistema principal de anéis do planeta. Essas imagens foram feitas com 45 minutos de intervalo entre elas. Durante esse tempo, o arco (um pouco mais brilhante que o próprio anel) se moveu ao redor da borda externa do anel.

O arco é visível na parte inferior do anel na primeira imagem, um pouco abaixo da borda externa. Na segunda imagem o arco é facilmente visto na borda externa e então fica apagado acima da borda externa na última imagem.

O que faz essa parte do Anel G ser mais brilhante que as outras partes não é claro para os cientistas. Contudo, a existência desse arco poderia guardar pistas sobre como esse anel se formou e de onde o material que constitui o anel veio.

Essas três imagens foram feitas medindo a luz polarizada do infravermelho próximo com a câmera de ângulo restrito da sonda Cassini da NASA, no dia 24 de Mario de 2005, a uma distância de aproximadamente 1.7 milhões de quilômetros  de Saturno. A resolução da imagem é de 97 km/pixel. As imagens tiveram seu contraste realçado para melhorar a visualização.

Fonte:

http://www.planetaryrings.org/

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.