Um Ano de Mapeamento Espectral Em Mercúrio

Esse mapa projetado de forma sinusoidal de área igual mostra a cobertura do terreno em Mercúrio feita pelo instrumento MASCS VIRS. Os rastros da cobertura são sombreados pela medida de brilho feita pelo VIRS em 750 nm. Um pixel, é contado como observado se qualquer parte dele foi coberta pela passagem do VIRS. Por esse método, mas de 81% da superfície foi observada na missão primária da sonda MESSENGER com mais vindo aí na missão estendida. Em locais onde múltiplas passagens do VIRS cobrem a mesma área, a passagem com melhor geometria de visualização, ou seja, normalmente aquelas com ângulo de incidência mais baixo é contada para a cobertura, e também para fazer mapas espectrais da superfície. Esses mapas espectrais estão ajudando a equipe da sonda MESSENGER a entender a composição mineralógica da superfície de Mercúrio.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=816

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.