Um Anel Verde Forjado Por Estrelas Massivas do Tipo O Que Lembra Muito O Anel de Um Super Herói

Essa nebulosa que brilha na cor esmeralda foi observada pelo Telescópio Espacial Spitzer da NASA é uma reminiscência do anel brilhante usado pelo super herói Lanterna Verde. Nas histórias em quadrinhos os pequenos Guardiões do Planeta “Oa” forjaram o anel do poder, no caso dessa nebulosa os astrônomos acreditam que os anéis como esses sejam esculpidos pela poderosa luz emitida pelas estrelas do tipo “O”, o tipo de estrela mais massivo que se conhece.

Denominada de RCW 120, essa região de gás quente e de poeira brilhante pode ser encontrada nas nuvens que se localizam na cauda da constelação Scorpius (O Escorpião). O anel de poeira na verdade está brilhando nas cores infravermelhas que nossos olhos não podem ver, mas que acendem quando os detectores infravermelhos do Spitzer são apontados para essa região. No centro desse anel existe um par de estrelas gigantes que com sua extrema luz ultravioleta cavou a bolha, apesar de quando observadas em infravermelho pareçam se misturar com outros astros.

Essa bolha é única. Como os Guardiões de Oa selecionaram muitos seres para servirem como Lanternas Verde e patrulharem diferentes setores do espaço, o Spitzer descobriu que essas bolhas são comuns e que podem ser encontradas ao redor de estrelas do tipo “O” através da Via Láctea. Os pequenos objetos na parte inferior direita da imagem podem ser regiões similares só que muito mais distantes para serem vistas em detalhe.

Anéis como esse são tão comuns nas observações feitas pelo Spitzer que os astrônomos têm pedido a ajuda do público para achá-los e catalogá-los. Qualquer um interessando em se juntar na pesquisa como um cientista cidadão pode visitar o The Milk Way Project que é parte do grande projeto Zooniverse, no site: http://www.milkywayproject.org/.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1976.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.