fbpx

Ultima Thule Na Mira da Sonda New Horizons – Space Today TV Ep.1632

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————–

Para quem não sabe ainda, no dia 1 de Janeiro de 2019, a sonda New Horizons irá passar bem perto de um objeto no Cinturão de Kuiper, apelidado de Ultima Thule, cujo nome real é 2014 MU69.

Enviar uma sonda para os confins do Sistema Solar, é algo muito complicado, e fazer essa sonda sobrevoar um determinado é mais complicado ainda.

Essa região do Sistema Solar é repleta de objetos e os próprios objetos que lá estão podem representar um perigo para uma sonda.

Nós não sabemos ao certo se um determinado objeto como o Ultima Thule, tem anel, ou satélite natural, ou se ao seu redor existem muitos detritos.

Esse tipo de obstáculo pode fazer com que seja necessário manobrar a sonda para um determinado curso longe dessas ameaças.

A sonda Neww Horizons tem uma equipe para isso, a chamada NEw Horizons Hazard Watch Team, que foi formada em 2011, para fazer o planejamento da passagem da sonda por Plutão.

E agora, a poucas semanas, da passagem da New Horizons pelo Ultima Thule, essa equipe entrou novamente em ação.

A equipe analisou uma grande quantidade de imagens feitas pelo instrumento LORRI a bordo da New Horizons, um instrumento que na verdade é um telescópio poderoso, e com isso conseguiu notar que nada poderá ameaçar a passagem da New Horizons pelo Ultima Thule.

A sonda irá passar, a 3500 km de distância da superfície do objeto o que é algo 3 vezes mais próximo do que ela passou de Plutão em 2015.

Para tomar essa decisão, a equipe usou essa imagem.

Na imagem você podem ver bem no centro um ponto amarelo, esse ponto aí é o Ultima Thule.

É possível ver duas linhas pontilhadas concêntricas, uma mais próxima do objeto e outra mais distante.

Essas linhas marcam duas possíveis trajetórias para a New Horizons.

E depois de analisar as ameaças a equipe decidiu fazer a sonda passar pela linha mais próxima do objeto no ponto marcado com um X.

Os círculos amarelos que vocês veem na imagem são na verdade estrelas, essa imagem é o resultado de centenas de imagens feitas pelo instrumento LORRI à medida que a New Horizons foi se aproximando do Ultima Thule.

As imagens originais mostram muitas estrelas que foram removidas para poder decidir sobre a trajetória, mas algumas estrelas deixaram rastros que não puderam ser removidos para não tirar dados de interesse.

As cores também foram impostas para realçar mais os objetos, sendo que as cores amarelas representam os objetos mais brilhantes, e a cor azul regiões mais escuras, assim o Ultima Thule pôde ser destacado e todo o trabalho pôde ser feito.

E qual o nível de detalhes poderemos ver do objeto?

aí, o pessoal da Planetary society fez essa bela simulação que vocês verão agora.

Primeira coisa, esse aí é o cometa 67P/churyumov-Gerasimenko, visitado pela sonda Rosetta, mas ele foi usado pois é possível ter uma ideia da qualidade das imagens que serão recebidas.

Na imagem vocês podem ler o nome Failsafe 1 e 2 que serão imagens feitas antes da maior aproximação, e NYT1, 2 e 3 que serão imagens feitas durante a máxima aproximação e ali pode-se ver o momento em que essas imagens devem estar disponíveis na Terra para serem analisadas.

Embora a qualidade não será perfeita, obviamente, será algo muito impressionante, estar tão perto de um objeto tão distante.

Então anote aí na sua agenda, no dia 1 de Janeiro de 2019 às 3:33 hora de Brasília, a sonda New Horizons passará a apenas 3500 km do Ultima Thule.

Esse será o mais distante sobrevoo de uma sonda em um objeto do Sistema Solar.

Esse objeto pode nos ensinar muito sobre a origem e a evolução do nosso sistema planetário e por esse motivo a grande expectativa para isso.

E para acompanhar esse feito histórico da exploração espacial à caráter, passe agora na Space Today Store para adquirir a sua camiseta em homenagem à passagem da New horizons pelo Ultima thule, lembrando que você tem só até amanhã para adquirir sua camiseta e receber ainda em 2018 na sua casa.

#UltimaThule #NewHorizons

Fontes:

http://pluto.jhuapl.edu/News-Center/News-Article.php?page=20181218

http://www.planetary.org/blogs/emily-lakdawalla/2018/what-to-expect-new-horizons-mu69-ultima-thule.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo