Ultima e Thule

No dia 1 de Janeiro de 2019, a sonda New Horizons encontrou o Objeto do Cinturão de Kuiper apelidado de Ultima Thule. Localizado a cerca de 6.5 bilhões de quilômetros do Sol, o Ultima Thule é o objeto mais distante já explorado por uma sonda espacial feita na Terra. Essa histórica imagem, a imagem de mais alta resolução lançada até agora, foi feita quando a sonda estava a cerca de 28 mil quilômetros de distância do objeto e apenas 30 minutos antes da maior aproximação entre a New Horizons e o Ultima Thule. Provavelmente, o resultado de uma colisão lenta, logo depois do nascimento do Sistema Solar tenha dado origem ao Ultima Thule que é considerado um objeto binário de contato, ou seja, duas esferas conectadas em contato pela mútua atração gravitacional. Chamados de forma separada pela equipe científica da New Horizons, Ultima e Thule, sendo que o lóbulo maior, Ultima, tem cerca de 19 km de diâmetro enquanto que o lóbulo menor, Thule tem cerca de 14 km de diâmetro.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap190103.html
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.