UGC 695 – Uma Pequena Galáxia Dominada Pela Matéria Escura


A imagem desse post foi feita pelo Telescópio Espacial Hubble e mostra o objeto designado como UGC 695, que está localizado a aproximadamente 30 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Cetus, também conhecida como A Baleia.

O objeto UGC 695 é na verdade, uma galáxia com baixo brilho superficial, ou uma LSB. Essas galáxias são tão apagadas que o seu brilho é menor do que o brilho de fundo da atmosfera da Terra, e isso faz com que detectar e observar esses objetos seja algo bem difícil. Esse baixo brilho é o resultado do número relativamente pequeno de estrelas dentro dela. Nesse tipo de galáxia, a maior parte da matéria bariônica está na forma de grandes nuvens de gás e poeira. As estrelas também estão distribuídas numa área bem grande.

As galáxias do tipo LSB, como as galáxias anãs, possuem uma elevada fração de matéria escura com relação ao número de estrelas que elas possuem. Os astrônomos ainda debatem sobre como se dá a formação das galáxias do tipo LSB. O Hubble, com certeza, contribui e muito para o estudo desses inusitados objetos do universo.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, D. Calzetti

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw1936a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.