fbpx

Tudo Sobre A Primeira Movimentação do Rover Curiosity em Marte

O rover Curiosity da NASA começou a se movimentar perto do seu local de pouso, que os cientistas anunciaram hoje como sendo denominado em homenagem ao autor Ray Bradbury, como Bradbury Landing.

Nesses primeiros movimentos na superfície marciana, o rover Curiosity combinou caminhadas para frente, para trás e curvas. Com essa movimentação o rover Curiosity se encontra hoje a aproximadamente 6 metros do seu ponto de pouso onde chegou a 16 dias atrás.

A NASA aprovou a escolha que a equipe científica tenha escolhido o nome do local de pouso como sendo o nome de um autor influente que nasceu 92 anos atrás e morreu nesse ano.

“Essa não foi uma escolha difícil para a equipe científica”, disse Michael Meyer, cientista do programa da NASA para o Curiosity. “Muitos de nós e milhões de outros leitores foram inspirados em nossas vidas pelas histórias que Ray Bradbury escreveu sobre o sonho da possibilidade de existir vida em Marte”.

A movimentação de hoje, confirmou a saúde do sistema de mobilidade do Curiosity e produziu com isso os primeiros rastros de suas rodas no solo de Marte, marcas essas que foram documentadas em imagens obtidas depois da movimentação. Durante a conferência de imprensa realizada hoje no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia, o líder da missão de direção do rover, Matt Heverly, mostrou uma animação derivada do software de animação usado para planejar essa primeira movimentação.

“Nós temos o sistema de mobilidade em pleno funcionamento com uma vasta exploração maravilhosa a frente”, disse Heverly.

O rover curiosity irá gastar mais alguns dias trabalhando perto do Bradbury Landing, onde fará checagens nos seus instrumentos e estudando o terreno ao redor, antes de embarcar em direção ao seu primeiro alvo real de destino localizado a 400 metros na direção leste-sudeste.

“O Curiosity é um veículo muito mais complexo do que qualquer outro que pousou anteriormente em Marte. As atividades de testes e de caracterização durante as semanas iniciais da missão têm um papel importante de fundamentação para que possamos operar com o cuidado apropriado esse nosso precioso recurso nacional”.

A equipe científica começou a apontar os intrumentos científicos posicionados no mastro do rover para investigar alvos específicos de interesse, próximos e distantes. O instrumento Chemistry & Camera (ChemCam) usou um laser e espectrômetros essa semana para poder analisar a composição das rochas expostas quando os motores do estágio de descida da sonda sopraram parte da cobertura do solo revelando um material subjacente.

O principal pesquisador do instrumento, Roger Weins do Los Alamos National Laboratory no Novo México, relatou que as medidas feitas nessas rochas nas feições escovadas cahamdas de Goulburn sugerem uma composição basáltica. “Essas rochas podem ser pedaços de baslatos localizados dentro de um depósito sedimentar”, disse Weins.

O rover Curiosity começou uma missão primária em Marte de dois anos, quando a sonda chamada de Mars Science Laboratory entregou o robô são e salvo no seu local de pouso planejado dentro da Cratera Gale no dia 6 de Agosto de 2012, hora de Brasília. A missão usará 10 instrumentoas científicos no rover para acessar se a área já ofereceu em algum momento da história de Marte, condições ambientais favoráveis para o desenvolvimento da vida microbiana.

Na sua carreira de mais de 70 anos, Ray Bradbury inspirou gerações de leitores a sonhar, pensar e criar. Ele foi um prolífico autor com centenas de histórias curtas e aproximadamente 50 livros, bem como numerosos poemas, ensaios, óperas, peças, filmes e seriados televisivos, Bradbury foi um dos mais celebrados escritores do nosso tempo.

Entre seus trabalhos mais celebrados, pode-se incluir “Fahrenheit 451”, “The Martian Chronicles”, “The Ilustrated Man”, “Dandelion Wine”, e “Something Wicked This Way Comes”. Ele escreveu a adaptação para a TV do clássico filme de John Huston,  “Moby Dick”, e foi nomeado para os Academy Awards. Ele adptou 65 de suas histórias para o The Ray Bradbury Theater da televisão e venceu o prêmio Emmy pelo seu trabalho em “The Halloween Tree”.

O JPL administra o Mars Science Laboratory/Curiosity para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O rover foi desenhado, desenvolvido e montado no JPL, uma divisão do California Institute of Technology em Pasadena.

Mais informações sobre o Curiosity podem ser encontradas on-line em: http://www.nasa.gov/msl e http://mars.jpl.nasa.gov/msl . 

Siga as atualizações da missão no Facebook em: http://www.facebook.com/marscuriosity  e no  Twitter em:http://www.twitter.com/marscuriosity .

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2012-256&cid=release_2012-256

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .