fbpx
17 de setembro de 2021

Tudo Pronto Para a Chegada do Nauka – Live no Space Today – 9:00 do dia 29 de Julho de 2021

Durante o dia de 28 de julho de 2021, o controle da missão russo em Korolev preparou a manobra final com o sistema de propulsão DKS para colocar o módulo Nauka em trajetória de aproximação com a ISS. De acordo com o chefe da Roskosmos, Dmitry Rogozin, a correção de órbita foi iniciada às 10:43, hora de Brasília, com uma queima única do motor DKS-1 e foi completada com sucesso. Com base nas análises dos dados de rastreamento, o módulo estava a cerca 4000 quilômetros da ISS e continuava se aproximando.

A partir desse ponto, as manobras principais do módulo em aproximação com a estação seriam realizadas com o uso dos propulsores DPS. De acordo com fontes, o controle da missão só terá uma oportunidade de acoplar o módulo com a ISS, contudo, isso seria devido a um erro de programação no começo do voo, que deixou parte do propelente do sistema de alta pressão DPS escapar em uma seção da parte de baixa pressão do sistema do motor principal DKS, e não por violação do fole dentro dos tanques de propelente por pressão excessiva como foi reportado por alguns meios de comunicação.

De qualquer modo, os oficiais russos convenceram seus parceiros no projeto da ISS que a aproximação e o acoplamento do módulo Nauka com o laboratório espacial seria seguro para a tripulação e para o equipamento. Da mesma forma, a NASA obteve aprovação da Roskosmos para a aproximação e o acoplamento com a ISS dos novos veículos norte-americanos, Crew Dragon e Starliner. De acordo com os requirementos existentes, os oficiais russos fizeram uma chamada de go/no go com seus parceiros para tomar a decisão de acoplar o módulo.

No dia 28 de julho de 2021, a Agência Espacial Europeia, ESA, publicou um comunicado que declara o Nauka seguro para acoplamento apesar dos problemas iniciais com o módulo, que levaram a dias de suspense. Uma coisa interessante, a Roskosmos mesmo nunca publicou nada ou mesmo admitiu os problemas com o sistema de propulsão do Nauka.

De acordo com a ESA e com a NASA, o acoplamento do módulo Nauka com a ISS irá acontecer às 10:25 da manhã dessa quinta-feira, dia 29 de julho de 2021. O Space Today estará ao vivo a partir das 9:00 da manhã para a cobertura completa da chegada do Nauka na ISS.

Em preparativo para a partida do Compartimento de Acoplamento Pirs, SO1, em 26 de julho de 2021, a ISS realizou um giro de 180 graus, essencialmente apontando o Segmento Russo da estação na direção de voo, diferente da orientação rotineira do laboratório espacial que fica sempre com o Segmento dos EUA apontado para a frente.

Essa atitude reversa se manteve depois da partida do Pirs. Além disso, em antecipação à chegada do Nauka, a estação será comandada para fazer um pitch de 90 graus, de modo que a parte terminal do Módulo de Serviço Zvezda fique apontada na direção da Terra. Como resultado disso, a porta nadir do Zvezda, que normalmente fica apontada para a Terra, estaria agora sendo apontada para a direção oposta de voo da ISS. Como resultado de tudo isso, o módulo Nauka se aproximará por trás da ISS, e se acoplará na porta nadir do Zvezda.

Fonte:

http://www.russianspaceweb.com/protected/mlm-autonomous-flight.html#0724

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo