Três Membros da Tripulação da ISS Retornaram à Terra em 27 de fevereiro de 2018

O Soyuz MS-06 desce com os membros da tripulação Expedition 54 Alexander Misurkin de Roscosmos e Joe Acaba e Mark Vande Hei da NASA. Crédito da foto: Bill Ingalls / NASA

Soyuz MS-06 desce com os membros da tripulação Expedition 54, Alexander Misurkin, de Roscosmos, e Joe Acaba e Mark Vande Hei, da NASA.

?

 

Por: Ned Oliveira

O cosmonauta russo Alexander Misurkin, da Roscosmos e os astronautas Joe Acaba e Mark Vande Hei, da NASA, voltaram depois de passar 168 dias no espaço a bordo da ISS como parte da Expedição 53 e 54.

Nos quase seis meses desde o lançamento em 12 de setembro de 2017, o a tripulação realizou centenas de experiências, incluindo uma “semana recorde de pesquisas que superaram as 100 horas”, além disso, o trio esteve envolvido em caminhadas espaciais recorde.

Isso marcou o início do primeiro aumento a longo prazo de tempo de uma equipe dos EUA, permitindo que a NASA dobrasse o tempo dedicado a pesquisas.

Os destaques desta pesquisa incluem investigações de filamentos de fibra óptica de microgravidade, melhorando a precisão de um biossensor de glicose implantável e medindo a entrada de energia solar na Terra.

A equipe também recebeu quatro navios espaciais de carga entregando várias toneladas de suprimentos e experiências de pesquisa.

 

 

Misurkin, que estava em seu segundo vôo no espaço, assumiu o comando do posto avançado em 14 de dezembro de 2017, quando a tripulação do Soyuz MS-05 partiu.

De forma semelhante, em 26 de fevereiro de 2018, Misurkin transferiu seu comando do posto avançado para o colega cosmonauta Anton Shkaplerov, que permanece a bordo da ISS junto com o astronauta Scott Tingle da NASA e o astronauta Norishige Kanai da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão.

Durante o cerimônia de mudança de comando Misurkin continuou uma tradição iniciada pelo comandante da Expedição 52, Fyodor Yurchikhin, em setembro de 2017 passando a “chave para a estação” para o próximo comandante. Essa chave é, na verdade, uma chave usada para abrir a escotilha entre a estação e uma nave espacial Soyuz.

 

 

Os três se despediram da ISS às 20h08 (horário de Brasília) e pousaram, a sudeste da remota cidade de Dzhezkazgan, no Cazaquistão às 23h31 (horário de Brasília).

 

Crédito das imagens: Bill Ingalls / NASA

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.