fbpx
24 de fevereiro de 2024

Imagem Mostra Três Gerações de Veículos Que Exploraram, Exploram E Explorarão Marte


A foto acima mostra dois engenheiros de naves espaciais se juntando ao grupo de veículos que mostra uma comparação de três gerações de veículos robôs que exploraram, exploram e explorarão Marte e que foram desenvolvidos pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena na Califórnia. O local da foto foi o campo de provas do JPL que simula o terreno de Marte.

Na frente e no centro da imagem está um modelo do primeiro veículo enviado a Marte, o Sojourner que pousou em Marte em 1997 como parte do Projeto Mars Pathfinder. À esquerda está o chamado Projeto do Veículo Robô de Exploração de Marte que trabalha com os dois veículos rob6os gêmeos Spirit e Opportunity, que pousaram em Marte em 2004 e até hoje o Opportunity nos envia imagens sensacionais do Planeta Vermelho. À direita na imagem está o chamado Laboratório de Ciência de Marte que tem como veículo que explorará Marte, o Curiosity, que atualmente está em viagem até o planeta onde deve chegar em Agosto de 2012.

O Sojourner e seu módulo de voo, denominado de Marie Curie, tinha 65 centímetros de comprimento. O Projeto do Veículo Robô de Exploração de Marte incluindo o seu Surface System Test Bed tinha 1.6 metros de comprimento. O Curiosity do Laboratório de Ciência de Marte e o seu Vehicle System Test Bed tem 3 metros de comprimento. O que mostra claramente a evolução nos equipamentos desenvolvidos para explorar Marte.

Os engenheiros da NASA na imagem são Matt Robinson do JPL à esquerda e Wesley Kuykendall, também do JPL à direita. O Instituto de Tecnologia da Califórnia opera o JPL para a NASA. 

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2154.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo