Imagem Mostra o Trânsito da ISS no Disco Do Sol Durante o Eclipse Solar de 4 de Janeiro de 2011

A imagem acima mostra o trânsito solar da Estação Espacial Internacional, a ISS, e foi feita de uma área de Muscat no Sultanato de Omã no dia 4 de Janeiro de 2011, às 09:09 UT, durante o eclipse parcial do Sol acontecido naquele dia. Para fazer tal imagem, o fantástico Thierry Legault usou um Takahasji FSQ-106ED refrator numa montagem EM-10, com uma câmera Canon 5D mark II. O tempo de exposição da foto foi de 1/5000 s em ISO 100. A duração do trânsito da ISS no disco do Sol foi de 0.86s. A distância entre a Terra e a ISS no momento da imagem era de 510 km. A velocidade orbital da estação no momento da imagem era de 28000 km/h.

A foto acima é sensacional pois mostra três objetos espaciais localizados a distâncias muito distintas mas que parecem estar no mesmo plano. Na imagem temos o Sol a 150 milhões de quilômetros da Terra, a Lua a aproximadamente 400000 quilômetros da Terra e a ISS a 500 quilômetros da Terra.

Fonte:

http://legault.perso.sfr.fr/eclipse110104_solar_transit.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.