fbpx
23 de fevereiro de 2024

Imagem Mostra a Topografia Invertida de Uma Região em Valles Marineris em Marte

A imagem acima do planeta Marte, foi feita no dia 14 de Janeiro de 2004 e foi a primeira imagem retornada para a Terra, feita pelo módulo orbital da sonda Mars Express da Agência Espacial Europeia. A imagem mostra uma parte do Valles Marineris, considerado o Grand Canyon de Marte.

As superfícies que parecem sobressalentes na imagem acima são provavelmente leitos de rios invertidos formados quando o sedimento depositado pelos rios é a mais resistente do que o terreno ao redor. Por bilhões de anos a erosão abaixou o terreno ao redor, mas pelo fato dos leitos dos rios serem mais resistentes à erosão eles foram reduzidos a pequenos pedaços criando as feições invertidas que podem ser vistas na imagem acima.

Fonte:

http://www.marstravel.org/2012/02/mars-photo-of-day-feb-2-2012.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+marstravel%2FVezy+%28Mars+Travel%29

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo