Testando o Protótipo do X48-C

Um modelo com escala de 3% da nova nave recentemente desenhada foi testado no 12-Foot Low-Speed Tunnel de Langley da NASA. Durante os testes, os engenheiros tentam clarificar resultados de testes anteriores realizados com o protótipo do X-48C no Langley Full Scale Tunnel.

O corpo em forma de asa é uma forma híbrida que lembra uma asa delta, mas que também incorpora feições de naves de transportes convencionais. Essa combinação oferece algumas vantagens sobre as convencionais sondas formadas por um corpo e por uma asa. A forma BWB se funde com eficiência com as asas altamente inclinadas com o corpo formando um largo aerofólio, permitindo que toda a nave gere força para decolar minimizando o atrito com o ar. Essa forma ajuda a aumentar a economia com combustível e cria um grande compartimento (que servirá para levar carga e passageiros) no centro da nave. A NASA e parceiros industriais têm investigado o conceito de nave em forma de asa para ser usada de forma potencial como futuras naves para transportes aéreos tanto para fins civis como para uso militar.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1895.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.