fbpx

Testando a Deflexão de Asteroides

Em 2022, o Double Asteroid Redirection Test, ou DART, da NASA colidirá com o corpo menor do sistema binário de asteroide Didymos, na tentativa de desviar de forma mensurável a sua órbita.

A missão Hera da ESA, atualmente em estudo, irá examinar a consequência desse impacto para ajudar a determinar se o ser humano pode ou não desviar, defletir asteroides que ameacem a Terra no futuro.

A Hera também irá demonstrar a habilidade de operar nas proximidades de um asteroide de baixa gravidade, com uma autonomia a bordo similar a já utilizada por carros, a missão irá colocar no espaço profundo os primeiros CubeSats da Europa e potencialmente também um módulo de pouso miniaturizado, para testar uma nova tecnologia de link espacial com múltiplos pontos.

A missão Hera será detalhada durante o chamado Asteroid Day, que acontecerá no dia 30 de Junho. Essa é uma oportunidade anual que existe para se falar sobre as possíveis ameaças e tudo que se tem feito no mundo para evitar uma colisão catastrófica com uma rocha espacial.

Como parte do Asteroid Day, um evento reconhecido pelas Nações Unidas, centenas de eventos regionais acontecerão no mundo todo, com 78 países realizando eventos, palestras e muitas outras coisas.

Esse ano, o Observatório Europeu do Sul, o ESO, e a ESA irão co-produzir um evento ao vivo no novo Supernova Planetarium and Visitor Centre do ESO em Munique.

O programa irá destacar algumas das mais recentes atividades na caça global por asteroides ameaçadores, bem como conversas com cientistas planetários da ESA, especialistas em asteroides e uma grande variedade de apresentadores convidados. Análises e estudos feitos sobre o evento de 2013 de Chelyabinsk serão apresentadas, bem como discussões sobre a possibilidade de um dia enviarmos o ser humano para os asteroides.

Fonte:

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2018/06/Testing_deflection

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.